terça-feira, abril 11, 2006

E a aventura começa!...

Olá a todos!
Este blogue destina-se a fazer parte do portfolio criado no âmbito do módulo 1 "Aprendizagem auto-regulada: ambientes educativos e formação dos professores/formadores" da cadeira "Temas de Auto-Regulação da Aprendizagem" do Mestrado em Ciências da Educação, na área de especialização de Psicologia da Educação.
O primeiro apontamento que aqui quero deixar é, por assim dizer, a confissão de um primeiro sentimento de derrota.
Sou de um tipo particular de purismo da língua materna, a língua portuguesa, que, diga-se desde já, nem sei bem identificar que purismo se trata. É um purismo, é uma intenção minha, pronto!
Tal purismo leva-me a preferir a grafia "portefólio", mas a pressão de ter de utilizar uma designação que possa ser facilmente pesquisada na Net pelo mais vulgar dos "motores de busca" levou-me a esta cedência... portfolio, em vez de portefólio.
Como disse, trata-se de um certo tipo de purismo, tão puro quanto é o estereótipo do queijo suíço, que apresentamos sempre sempre como uma coisa cheia de buracos por onde a fragilidade da substância se vai. Quer dizer, assumo sem hesitações que o meu purismo tem "buracos" de fragilidades.
Querem ver como isto dos purismos tem que se lhe diga? É asim:
Tentei socorrer-me do Grande Dicionário da Língua Portuguesa, do Mestre José Pedro Machado, a referência mãe do meu designado purismo. Ora bem, nem na actualização do seu dicionário ele apresenta a grafia "portefólio". Na verdade, ele é de um purismo diferente do meu: ele grafa "porta-fólio".
Foi com José Pedro Machado que aprendi a não ser um fundamentalista da Língua, na acepção em que costumamos associar o fundamentalismo à incapacidade, à falta de abertura para mudar. Era como se eu agora pudesse dizer: Para José Pedro Machado e a Língua Portuguesa, a mesma máxima que para Marguerite Yourcenar e o devir histórico: O TEMPO, ESSE GRANDE ESCULTOR.
O Mestre Houaiss, no seu dicionário apresenta "portefólio" e "portfolio".
Das três formas, na pena destes dois Mestres, a que mais parece corresponder à concepção de (Glup!...) portfolio em causa na cadeira é mesmo a forma "portefólio". Mas, está bem, seja! Portfolio.
Seguramente com a compreensão dos Mestres.

Sem comentários: