segunda-feira, abril 24, 2006

Suportes informáticos para os portfolios

Não param de aumentar as possibilidades de construir um portfolio com recurso a um computador e a programas informáticos. Existe de tudo na Net.
Uma decisão que deverá ser tomada à partida é se se trata de um portfolio para publicar na Net, ou não; quer dizer, para estar on-line, ou off-line.
Uma coisa é eu usar o computador e os programas informáticos para escrever o que no portfolio tradicional seria escrito à mão (Neste caso, os recursos informáticos reduzem-se praticamente à condição de recurso de escrita) e, posteriormente, seria levado em mão ao formador; outra coisa é eu usar os recursos informáticos na sua maior extensão e publicar o portfolio na Net, permitindo que ele seja visto por todos aqueles que, seja de que maneira seja, acedam ao meu endereço na Web (Neste caso, os recursos informáticos acrescentam à condição de recurso de escrita a condição de recurso de divulgação).

Esta decisão é importante porque o portfolio digital ou electrónico pode assumir a forma de uma página da Web. Ora se eu me decidir pela informática apenas como recurso de escrita, provavelmente haverá outras formas mais indicadas, dado que a natureza da forma webpage está directamente ligada à publicação do portfolio na Net.

Em duas pinceladas breves, diria, para já, que a informática disponibiliza para a construção de portfolios as seguintes modalidades: página (ou melhor, conjunto de páginas) na Web; blogue; curso em plataforma de acesso livre; portfolio propriamente dito, também disponibilizado por plataforma de acesso livre; apresentação em powerpoint, ou qualquer outra aplicação semelhante; mapa mental ou conceptual; modelos de curriculum vitae; processador de texto; e, é claro, duas ou mais destas modalidades combinadas entre si. O segredo, praticamente em todas estas alternativas, é um comando que dá pelo nome de link, ligação ou hiperligação.

Sem comentários: